Delicadezas da Aromaterapia
Hidrolato é a água obtida como subproduto do processo de destilação de plantas aromáticas. O produto principal da destilação é o óleo essencial. Entretanto, com ele sai também água carregando uma percentagem em torno de 0,2%. Por esse motivo, esta água é muito suave e seu uso muito seguro sobre a pele.é a única forma possível do óleo essencial estar diluído em água, pois como sabemos, óleo essencial não se dilui em água.
Cada hidrolato (água floral) possui características especiais e únicas em sua delicadeza. É rico em princípios ativos, pois a água obtida durante o processo de destilação das plantas aromáticas, que mantêm uma pequena parte do seu óleo essencial (não contém álcool).São tradicionalmente usados para curar a pele, desinfetar feridas e refrescar o corpo. Algumas águas florais que vemos por ai, são as originais água de "toilette" pelas quais a França se tornou famosa .As preferidas eram "Rose" ou "Eau de Lavander".
A aromaterapeuta Beatriz Yoshimura acredita que "os hidrolatos foram descobertos antes do óleo essencial, uma vez que os egípcios costumavam ferver plantas aromáticas e, numa tentativa de capturar seus aromas, estendiam panos sobre o vaso fumegante, que se impregnavam do vapor aromático".
Os hidrolatos têm aplicações variadas, além de ser companheiro para toda mulher, em todas as etapas da vida. No entanto, possuem prazo de validade mais curto que os óleos essenciais, que possuem em maior quantidade componentes bactericidas, fungicidas, etc.
Uma dica de Beatriz Yoshimura é que "após aberto, deve-se sempre testar o seu aroma através do seu olfato. Após vencido o prazo de validade, caso ainda tiver odor agradável e a água estiver transparente, basta conservar (naturais, de preferencia como óleo de germen de trigo) ou ser acondicionados na geladeira também deve ser utilizado rapidamente de forma a não se oxidar".
Referências:
- Moura, Gorethi - Caminhos da Aromaterapia, práticas lidas, vividas e experienciadas - Recife: Editora Brascolor, 2011.
- Aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, Diretora da Aromalife.
Imagem:
www.granvelada.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário